Notícias

Como colocar papel de parede: Passo a passo prático

Postada em 01/08/2018 às 13:26:54
Como colocar papel de parede: Passo a passo prático
DECORAÇÃO

Saiba como fazer a instalação do papel de parede em sua casa sem complicações

O papel de parede vem se tornando uma alternativa interessante para quem deseja decorar um cômodo da casa ou até mesmo todo o espaço.


A vantagem está no fato de poder investir em temas, que podem ser trocados sempre que você quiser – por exemplo, o quarto do bebê pode ganhar uma nova decoração quando a criança crescer – de forma super rápida e prática.

Então, se você está pensando em colocar papel de parede em algum espaço da sua casa, confira essas dicas que vão facilitar a tarefa:

Benefícios do papel de parede

Ambiente com papel de parede

São três os principais benefícios de optar pelo papel de parede ao invés da pintura:

1. Praticidade de aplicação

Você pode fazer isso sozinho (a), sem a necessidade de contratar um profissional.

2. Custo baixo

A metragem do papel de parede geralmente é muito mais barata do que comprar um latão de tinta e todos os materiais necessários para pintura (sendo que, nesse último caso você provavelmente precisará contratar um profissional).

3. Maior variedade

Opção de estampas é o que não falta quando falamos de papel de parede. Tanto que você pode optar por usar um estilo em cada cômodo da casa e criar um ambiente super confortável e divertido.

Além disso, não são apenas as estampas que possuem variedade. Há muitas opções de texturas e cores também.

Tipos de papel de parede

Os papéis de parede não possuem variedade apenas nas cores, estampas e texturas. Eles também são feitos de materiais diferentes e é interessante que você conheça quais são os mais utilizados na hora de escolher um papel de parede para o seu lar:

Vinílico

Ideal para ambientes que recebem bastante luz do sol e sofrem com a umidade. Isso porque esse papel de parede é resistente a ambos os problemas e irá durar mais na sua parede.

Também é de fácil limpeza, permitindo que você possa apostar em lavar as paredes da casa sem perder a qualidade do papel de parede.

Tradicional

O papel de parede tradicional é feito de celulose. O que significa dizer que ele é mais frágil, já que é realmente feito de papel.


É interessante de ser aplicado em locais que não sofram com a umidade, geralmente os espaços mais secos da casa, longe de lavanderias e banheiros.

Por ser mais frágil, exige mais cuidado para que dure por mais tempo. A limpeza por exemplo, pode ser feita com a ajuda de aspiradores e no máximo um pano levemente úmido.

TNT

Os papéis de parede de TNT lembram um tecido. É indicado também para ambientes mais secos, já que em ambientes mais úmidos pode vir a mofar.

Já a limpeza é feita com a ajuda de detergente e é interessante que o papel de parede esteja em um local que receba mais luminosidade, para evitar que fique molhado após a limpeza.

Autocolantes

Além da composição dos papéis de parede há também a questão de serem autocolantes ou precisarem de cola para aderirem a parede.

Os autocolantes vêm com adesivo e são indicados para quem ainda não tem tanta prática na aplicação ou não deseja gastar também com a cola.

Com cola

Já os papéis de parede que precisam de cola para se fixarem na parede vão exigir um pouco mais de prática e cuidados na aplicação.

Além disso, você terá que incluir nos seus custos a cola para papel de parede.

Materiais necessários para instalação

Instalação do papel de parede

Além do papel de parede, você vai precisar de outros materiais para realizar a aplicação e garantir a boa fixação do produto. Dentre eles estão:

  • Cola, caso tenha optado por um papel de parede que não é autocolante;
  • Pote para diluir a cola;
  • Escada para aplicação nos locais mais altos;
  • Trena;
  • Rolo e brocha para pintura;
  • Tesoura e estilete para cortar o papel de parede;
  • Espátula para deixar o papel de parede lisinho e sem bolhas de cola ou de ar;
  • Pano e esponja para limpar as marcas de dedo após a aplicação; Se o papel de parede for o tradicional opte apenas pelo pano levemente úmido.

Passo a passo para aplicação do papel de parede

Com todos os materiais em mãos, chegou a hora de fazer a instalação do papel de parede. Siga este passo a passo para ter uma visão geral da aplicação do papel de parede na sua casa:

1. Deixe a parede nivelada

Lixa na parede

Toda a área da parede deve estar igual, sem diferenças. Então nivele antes de fazer a aplicação. Gesso ou massa corrida devem ajudar nessa tarefa.

2. Resolva qualquer problema

Antes de fazer a aplicação, tape buracos, lixe a parede para remover texturas de tinta e resolva qualquer tipo de infiltração.

3. Passe uma mão de tinta

Pintura de papel de parede

Não é interessante aplicar o papel de parede diretamente no gesso ou na massa corrida, já que pedaços de pó podem grudar no material. Passe pelo menos uma mão de tinta, que pode ser branca mesmo.

4. Meça a área em que irá instalar o papel de parede

Meça o papel de parede

Se for colocar o papel de parede em todo o espaço, do chão ao teto, calcule essa medida.

Além disso, quando encontrar janelas, tomadas e interruptores você deve marcar essa medida, pois será necessário cortar o papel e então retomar a aplicação após esses elementos.

5. Corte o papel de parede de acordo com a altura desejada

Recorte do papel de parede

Para papéis de parede sem estampas, dê uma folga de 5cm em cima e 5cm em baixo, ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.

Agora se a ideia é aplicar papel de parede estampado ou com detalhes é preciso fazer com que as estampas se encaixem. A dica é calcular sempre 10% a mais de papel além do valor da altura.

Por exemplo, se o espaço calculado para aplicação tem 1 metro, você deve cortar 1,10 metros de papel de parede.

Utilize a tesoura para essa tarefa.

6. Passe a cola no papel de parede

Cola no papel de parede

Com a ajuda de um rolo de pintura, passe a cola no papel de parede. Para facilitar a aplicação você pode usar um recipiente indicado para pintura de paredes para colocar a cola.

Se você optou por papel de parede autocolante, pode pular esse passo.

7. Aplique o papel na parede

Aplicação do papel de parede

Nesse momento você irá precisar da escada, pois a aplicação começa de cima para baixo. Encaixe o papel no canto superior e então vá alisando com a ajuda de um escovão ou das próprias mãos.

Nesse momento a ideia é garantir que o papel se fixe na parede, então não se assuste se ficarem algumas bolhas, elas desaparecerão naturalmente em alguns dias.

8. Corte as sobras

As sobras de papel são cortadas com a ajuda de uma espátula e do estilete. A ideia é que a espátula ajude você a cortar certinho o que sobrou do papel.

9. Recorte tomadas e interruptores

Você pode se programar para que o papel vá até a tomada e então continue depois dela, cortando uma tira mais fina para aplicação.

Mas caso opte por colocar o papel completo, na altura da parede, corte com a ajuda do estilete enquanto estiver colando o papel.

Você pode também marcar no próprio papel, onde se encontra o interruptor ou tomada e recortar antes de passar a cola.

10. Limpe as emendas

Para limpar as emendas é recomendado usar apenas um pano úmido, no caso dos papéis de parede de TNT e tradicionais. Para os de vinílico você pode contar também com a ajuda de uma esponja.

Evite esfregar. A ideia é apenas tirar as marcas de dedos e o excesso de cola.

Gostou?
Compartilhe com seus amigos!

Fonte: decorfacil

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp