Notícias

Tipo de tinta ideal para cada ambiente sa casa: Como escolher?

Postada em 01/08/2018 às 13:28:09
Tipo de tinta ideal para cada ambiente sa casa: Como escolher?
PINTURA

Uma nova pintura é sempre uma maneira bem prática de renovar o visual das paredes ou a decoração de um cômodo. No entanto, comprar uma tinta nem sempre é uma tarefa mais simples. Isso porque têm diversos tipos de tinta, cada qual recomendado para a pintura de um determinado tipo de superfície, além dos mais variados tipos de acabamentos.

É a escolha certa do produto que irá definir a aparência final da pintura e a sua durabilidade

Assim, é importante saber identificar as diferenças básicas entre cada tipo de tinta, seus usos e aplicações. Então, é interessante identificar os tipos de tinta usados para os diversos tipos de ambientes e materiais.

Qual tinta mais indicada para ser utilizada no banheiro e na cozinha?

A epóxi é a tinta recomendada para a pintura de áreas molhadas e para cobrir azulejos e pisos. A principal qualidade da tinta epóxi é o alto grau de impermeabilização, durabilidade e resistência. É, no entanto, uma tinta de aplicação complicada, que precisa de mão de obra especializada com conhecimento do produto e da técnica, uma vez que esse tipo de tinta tem catalizadores em sua fórmula para ajudar no processo de pintura. Por sua alta resistência à abrasão, pode ser limpa com produtos de limpeza comuns como detergentes.

E para ambientes internos o que devemos usar?

Para a pintura de paredes e tetos de áreas internas que não precisem de manutenção constante, pode ser usada a tinta acrílica econômica. É uma tinta à base de água que pode ser limpa somente com um pano úmido. Sua secagem é bem rápida e o odor desprendido, mínimo. É achada somente no acabamento fosco, que é na maioria das vezes o acabamento mais aconselhado para a pintura de paredes internas, uma vez que as coberturas de semibrilho e brilhantes confirmam as irregularidades da parede de forma ainda mais acentuada em ambientes internos. Pode ser utilizada sobre alvenaria, gesso e madeira.

Qual é a mais indicada para pintar ambientes externos?

Para este tipo de ambiente, o melhor tipo de tinta é a acrílica. A tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença está em sua fórmula, que contém resinas acrílicas que garantem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o eficaz para a pintura de áreas externas que podem ser laváveis (ao contrário da acrílica econômica, que deve ser limpa apenas com um pano úmido). É indicada para a pintura sobre alvenaria, reboco com cal, gesso, cerâmica porosa, cimentados e tijolos em geral. Pode ser achada em três tipos de acabamentos: fosco, semibrilho e acetinada. Para áreas externas, um certo grau de brilho é indicado, uma vez que quanto mais brilhante a tinta for, mais raios UVA e UVB ela irá refletir.

Qual é a melhor tinta para pintar portas e janelas de madeira, ferro ou aço?

As tintas à base de óleo e esmalte são as mais aconselhadas neste caso. O esmalte não é solúvel em água e é de maneira especial indicado para a pintura de superfícies de ferro e madeira, como janelas de ferro, corrimãos, estruturas metálicas e portas de madeira, especialmente em áreas externas, já que se trata de um produto impermeável. Esse tipo de tinta é muito resistente à ação da chuva e do sol e é encontrado em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e brilhante.

O verniz ainda é indicado para a pintura de superfícies de madeira. Ele forma uma espécie de película protetora que protege as superfícies de madeira da absorção de água. É achada na forma fosca, acetinada e brilhante. Além disso, existem também vernizes pigmentados, que imitam a cor da madeira, permitindo tingir ou restaurar sua cor original.

E para pintar diretamente sobre o gesso, qual a mais recomendada?

O gesso é um material bastante usado na construção civil, principalmente na execução de detalhes na decoração de paredes e tetos. Apesar de proporcionar um bom desempenho térmico e acústico, tem pouca resistência em contato com água ou umidade, e por isso não é aconselhado o seu uso em áreas externas. Em áreas internas, a pintura deve ser realizada com tintas específicas para pintura sobre superfícies de gesso.

Gostou?
Compartilhe com seus amigos e familiares.

Grazieli Lino
Corretora de Imoveis
CRECI 173.152

 

Fonte: lojadopintor.net

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp