Notícias

Conheça os melhores materiais para decorar a varanda

Postada em 12/10/2018 às 14:06:39
Conheça os melhores materiais para decorar a varanda
DECORAÇÃO

Arquiteta ensina como escolher móveis resistentes e duráveis para decorar a varanda

A arquiteta Adriana Fontana traz dicas imprescindíveis para quem está procurando materiais bonitos e resistentes para decorar a varanda!

Como identificar qual o melhor material para usar na minha área externa?

  • Madeira: A madeira de lei é a mais indicadas. Mas, como é um produto natural, quando exposta ao clima tende a apresentar alterações (desgaste e escurecimento da cor). Por isso, deve receber acabamento protetor, como esmaltes e vernizes.
  • Alumínio: É mais resistente às intempéries. O maior cuidado é com as cadeiras de piscina, que não devem ficar em contato com o cloro o tempo todo. Para aumentar a durabilidade a dica é apostar nas cores naturais, evitando a pintura, que tende a descascar.
  • Fibras naturais: Devem ser evitadas nas áreas externas, pois apodrecem quando em contato com chuva e sol.
  • Fibras sintéticas: Substituem super bem os de materiais naturais, por terem um visual muito parecido. A diferença é que resistem melhor às intempéries e são
    fáceis de limpar.
  • Ferro: Pouco utilizado nas decorações atuais, exige manutenção para que a tinta não descasque e o ferro enferruje.
  • Pedra: Pode ser utilizada na área externa como piso, ou tampo de mesa. Para o piso são necessários cuidados para que não fique escorregadio. O ideal é que tenha um aspecto natural. A limpeza deve ser feita com frequência usando sabão neutro e água, mas de tempos é tempos é preciso contratar uma empresa especializada para remover possíveis manchas e dar mais vivacidade ao revestimento.

Quais são os tecidos mais recomendados para evitar desbotamento?

Para área externa prefira usar tecidos impermeabilizados, fáceis de lavar e resistentes ao calor intenso e à umidade. Melhor ainda se optar por modelos sintéticos de acrílico (que não desbotam), vinil ou couro náutico. E fique longe de tecidos delicados como sedas e veludos. Outra dica que ajuda a manter o tecido em bom estado por mais tempo é apostar em capas de sarja, brim ou lona quando os móveis não estiverem em uso.

Móveis que tiverem estofamento podem ficar em lugares abertos?

Mesmo utilizando tecidos próprios para a área externa, o que costuma mofar é a espuma de enchimento. A água entra pela costura e o enchimento apodrece. Por isso, é recomendado retirar da chuva os mobiliários estofados.


 

Fonte: revistadecorarmaispormenos

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp