Notícias

8 dicas básicas para transformar sua casa

Postada em 29/11/2018 às 11:09:25
8 dicas básicas para transformar sua casa
DECORAÇÃO

Decoração prática!

ThinkstockPhotos 505618800

Quem não quer viver em um ambiente charmoso, aconchegante e confortável? Acredite, não é preciso ter rios de dinheiro nem ideias mirabolantes. Com dicas simples e que cabem no bolso, é possível montar uma decoração prática e transformar sua casa no lugar acolhedor com que você sempre sonhou!


Antes de tudo, é importante esclarecer: uma boa decoração vai muito além da beleza. Claro que pode ser bacana ter móveis de grife, peças com design de referência e uma coisa combinando com a outra. Mas esse encanto todo pode ir por água abaixo caso o ambiente não seja funcional.


Por isso, fique atento aos seguintes aspectos: a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, o seu bem-estar. Afinal, não há nada melhor do que se sentir bem no seu espaço, não é mesmo?

Confira as nossas dicas de decoração prática


1 - Cuide dos detalhes técnicos

ThinkstockPhotos 86514340

Esqueça a expressão "acho que cabe". Antes de qualquer mudança, grande ou pequena, é fundamental medir móveis e cômodos da casa. Esse cuidado serve não só para planejar os ambientes, mas também para garantir que um possível novo mobiliário passe pelas portas, corredores e elevador (se houver).


Verifique se existem pontos elétricos e hidráulicos nos lugares em que eles serão necessários. De que adianta planejar o layout de um pequeno escritório, por exemplo, se não há tomadas próximas de onde ficará a mesa de trabalho? Fique atento aos detalhes estruturais e busque a orientação de profissionais especializados.


2 - Deixe espaço para a circulação

ThinkstockPhotos 515658404

Móveis e outros objetos da casa devem ajudar, e não atrapalhar. Ao distribuir onde cada item vai ficar, mantenha distâncias confortáveis e que deixem as passagens o mais livre possível - tente criar uma circulação mínima de 60 centímetros. Ter acesso fácil aos ambientes evita estresses e facilita nosso dia a dia.


3 - Aproveite a luz natural e a circulação de ar

ThinkstockPhotos 200197119 002

Essa é uma dica fundamental não só pela praticidade e economia de energia, mas também como forma de melhorar seu bem-estar físico e mental.


A iluminação artificial serve para complementar a natural. Antes de escolher onde e como usar lustres, luminárias e abajures, avalie qual a função dos cômodos e observe qual é o efeito da luz natural em cada um deles.


Ao favorecer a ventilação natural e ajudar a renovar o ar, observe o estado das janelas e faça sua manutenção - ninguém merece aquele vidro ou persiana que emperra toda hora. Lembre-se de considerar a circulação de ar também ao definir a posição de móveis e eletrodomésticos.


4 - Use as cores a seu favor

ThinkstockPhotos 159291659

As cores são um complemento à iluminação e têm influência sobre nosso psicológico. Por exemplo: cores mais frias criam uma atmosfera relaxante e refrescante, enquanto tons quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante. Entender como as cores funcionam ajuda a alcançar o efeito desejado para cada lugar.

5 - Pense verde!

ThinkstockPhotos 683789002 200x300

O planeta também é nosso lar e merece ser cuidado. Além de preferir o uso de materiais renováveis, uma dica sustentável (e econômica) é reaproveitar o mobiliário que já tem. Se estiver cansado daquela peça, você pode dar a ela uma nova aparência ou uma utilidade diferente.

6 - Do it yourself

ThinkstockPhotos 514770382

Por falar em reaproveitar, que tal seguir a tendência do DIY (do it yourself, ou faça você mesmo)? No caso de móveis, dá para pintar tudo de outra cor, encapar algumas partes (como gavetas) com tecido ou reformá-los por completo.


Hoje em dia, não há desculpa para não tentar fazer um projeto com suas próprias mãos. A internet está cheia de sugestões e tutoriais ensinando o passo a passo para produções lindas e criativas.


Peças criadas por nós contam uma história, carregam a nossa energia e ajudam a deixar a decoração com a nossa cara.


7 - Personalize os ambientes

ThinkstockPhotos 86542925

Coloque um pouco da identidade de cada morador na decoração. É bacana que os ambientes reflitam os gostos, os hábitos e as necessidades de quem vive ali. Ninguém precisa se prender à cor da moda ou a um visual (muitas vezes irreal) retratado nas revistas e sites de decoração.


Lembre-se: não há regras! Pense na sua casa com o carinho que ela merece. Observe o que lhe faz feliz e decore tudo de um jeito que faça você contar os minutos para chegar ao seu lugar favorito do mundo: seu lar <3.


8 - Aposte em pequenas mudanças

ThinkstockPhotos 83163700

Muitas vezes, mexer em detalhes simples e baratos é o suficiente para dar novos ares à decoração.

Veja algumas ideias:

- Paredes ganham vida com uma pintura ou aplicação de papel de parede, quadros estilizados ou até objetos pessoais compostos de maneira criativa - deixe que eles contém um pouco da sua história.

- Adesivos e pastilhas ajudam a mudar o visual de cozinhas e banheiros sem a necessidade de tirar o revestimento.

- Não subestime o poder de cortinas, tapetes e capas para sofás e cadeiras. Até almofadas bonitas e estilosas são capazes de dar uma nova cara ao ambiente.

- A natureza pode ser uma aliada na decoração prática. Plantas naturais embelezam a casa e ainda contribuem para purificar o ar e gerar mais qualidade de vida. Vale tudo: pequenos vasinhos, horta doméstica e até um pomar!

Se diante de tantas possibilidades você tem dúvidas de por onde começar, fica a dica: escolha um ponto focal (pode ser um objeto, um sofá, uma parede) para, a partir dele, decorar o resto do ambiente.

Já está imaginando como ficará sua casa ao colocar todas essas dicas em prática?

Então planeje, se inspire e mãos à obra!

 

 

Gostou?
Compartilhe com seus amigos e familiares.

Grazieli Lino
Corretora de Imoveis
CRECI 173.152

 

Fonte: Senac

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp