Notícias

Porta de correr: vantagens de usar e projetos com fotos

Postada em 11/01/2019 às 10:03:46
Porta de correr: vantagens de usar e projetos com fotos
DECORAÇÃO

 

Conheça mais sobre este modelo de porta com detalhes e projetos de referência.

As portas de correr têm um papel fundamental na integração de ambientes, unindo a beleza e a funcionalidade para ampliar o espaço, melhorar a circulação e manter os moradores mais próximos.

Sua flexibilidade permite que se abram ou fechem espaços, adaptando-se a determinada ocasião, por exemplo: quando recebemos visitantes, o ideal é esconder a bagunça e deixar os ambientes íntimos fechados, além de reduzir o barulho.

Elas também são uma ótima opção em apartamentos pequenos, onde não há espaço útil para a instalação de uma porta tradicional, nem a construção de uma parede de alvenaria. Apoiando-se em trilhos para deslizar, elas ocupam pouco espaço e podem dividir os ambientes de forma elegante e moderna.

Além da clássica divisão de ambientes, elas também são utilizadas em armários variados, seja na cozinha, no banheiro ou no quarto - na hora de fazer um móvel planejado, considere a utilização deste tipo de porta para economizar ainda mais espaço.

Porta de correr de madeira ou MDF

20170525madeira E1495713312985



A madeira e o MDF são os materiais prediletos nas portas de correr e se adequam a praticamente todos os ambientes, tanto para o banheiro, quarto, sala ou cozinha. Só não é recomendada para a área externa, já que a umidade pode estragar o material.

Além dos diferentes acabamentos e texturas que se adequam a diferentes necessidades, seu toque é confortável nas mãos.

Porta de correr de alumínio

20170525aluminio

As portas de alumínio, geralmente instaladas com vidro, são a melhor opção para ambientes externos, onde o material é resistente aos desgastes naturais como o vento, o calor e a umidade.

Porta de correr de vidro

20170525vidro E1495714379751


O vidro é outro material versátil que pode se adequar a escritórios, banheiros e outros cômodos. Seja mantendo a transparência ou com uma solução opaca para dar privacidade.

Locais mais populares para a instalação das portas de correr

As portas de correr têm ganhado cada vez mais espaço nos projetos de decoração de interiores, desde a separação de ambientes até armários nos quartos e na cozinha. Veja onde elas são mais utilizadas:

Porta de correr no quarto


20170525no Quarto


Os quartos sempre precisam de privacidade, no entanto, eles podem ser abertos em apartamentos para que a sensação de amplitude seja maior. Por isto, a porta de correr é uma ótima opção para estes cômodos. O material mais usado é a madeira, que bloqueia completamente a visibilidade.

Porta de correr no banheiro

20170525no Banheiro E1495709715897


Hoje em dia, muitos banheiros de apartamentos tem as batentes estreitos e uma das formas de mudar a cara deste ambiente é trocando a porta tradicional pela porta de correr. Desta forma, o vão de passagem pode ser maior e pode-se aproveitar o espaço interno antes ocupado pela porta aberta. Deixar os trilhos aparentes é opcional, de acordo com o seu gosto e do projeto.

Porta de correr na cozinha

20170525na Cozinha


As cozinhas também podem ser separadas com grandes portas de correr - neste caso, geralmente se opta pela opção de vidro, que permite uma certa visibilidade, assim como a passagem da iluminação, seja ela natural ou não.

Porta de correr na sala

20170525na Sala


Mesmo em um ambiente amplo, a escolha pelas portas de correr pode deixar o a aparência mais fluída e permite certa privacidade entre um cômodo e outro.

Porta de correr em áreas externas

20170525areas Externas E1495710224646


Em fundos de residências, varandas e edículas, as portas de correr permitem que se abra totalmente o ambiente para a área externa.
Porta de correr em armários

20170525armarios

As portas de correr também são as queridinhas dos armários planejados em quartos. O modelo espelhado faz sucesso e ajuda a deixar o ambiente com uma sensação de amplitude maior.

Vantagens de usar as portas de correr

  • Economia de espaço: uma porta tradicional requer um espaço definido para que seja aberta, com a porta de correr é possível ganhar este espaço perdido e utilizá-lo para outro fim. Como este modelo é fixado sobre um trilho, só é necessário o espaço para a porta deslizar, ideal para cômodos que tem uma parede extensa. As portas de correr também podem substituir as paredes de alvenaria que separam ambientes em apartamentos pequenos.

  • Flexibilidade, integração e privacidade: quando aberta, as portas de correr podem permitir a integração de ambientes, além de deixar o local com uma sensação de amplitude maior. Para os momentos mais íntimos, basta fechar a porta para esconder determinados cômodos.

Desvantagem

  • Isolamento acústico: a porta de correr não tem o mesmo tipo de vedação de uma porta tradicional, portanto é comum que o ruído de outro ambiente seja mais perceptível.


Gostou? Compartilha com seus amigos!

     

    Fonte: decorfacil

    Compartilhar:

    Outras notícias

    Newsletter

    » Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

    Enviar mensagem
    Me Chame no WhatsApp