Notícias

Significado das cores: encontre a ideal para o seu ambiente

Postada em 06/03/2019 às 16:02:52
Significado das cores: encontre a ideal para o seu ambiente
Ambientes, Casas e apartamentos, Decoração de Interiores

Deseja deixar o quarto mais tranquilo e a cozinha mais energizante? Descubra o que cada cor representa e saiba como aproveitá-la na decoração

Flx 6342 Edit.png?quality=95&strip=info&resize=680

(Coral/Divulgação)

 

Uma nova pintura em um único cômodo da casa já é capaz de transmitir a sensação de renovação para o morador, ainda mais quando essa mudança está aliada às cores e aos sentimentos que elas podem oferecer a cada espaço. Tons quentes, por exemplo, transmitem alegria e energia positiva e são muito indicados para lugares em que o lazer é prioridade; já os frios remetem à calmaria e, por isso, são mais recomendados para quartos e salas de descanso.

Portanto, sair do tradicional branco e aplicar tinta colorida nas paredes é muito mais do que estética. "A cor de um aposento pode influenciar diretamente nossas atitudes e emoções de forma imperceptível, a combinação entre elas pode criar cômodos alegres, calmos, divertidos e sofisticados", afirma Adriana Rodrigues, colour marketing da AkzoNobel, detentora da marca Coral.

E os números comprovam: 73% das pessoas que responderam à pesquisa encomendada pela AkzoNobel concordam com a afirmação de que mudar a cor das paredes pode ser muito positivo na vida dos moradores. Mas, afinal, qual escolher? Veja abaixo que emoções cada uma carrega consigo para você deixar a sua casa com o seu estilo:

Verde: esperança, equilíbrio e possibilidades
Indicado para qualquer aposento, tendo como complemento plantas ou acabamentos verde-vivos.

Lcm 2018 028 0850

(Coral/Divulgação)

Azul: calmaria, purificação e confiança
Utilizado em quartos, locais para descanso e e também em grandes áreas ao lado de outras colorações. Nuances mais escuras convém utilizar em espaços formais, como escritórios.

Vermelho: amor, fogo e paixão
Apropriado para salas de estar e jantar. Por ser uma cor vibrante, pode provocar mais agitação e estimular o apetite. É muito utilizada também em restaurantes.

Cf12 Ls 3.jpg Enviar

(Coral/Divulgação)

 

Laranja: vitalidade, alegria e calor
Ideal para lugares de desconcentração, pois o tom estimula a criatividade e auxilia no processo de novas ideias.

Lilás/roxo/violeta: fantasia, espiritualidade e sucesso
Tonalidades claras podem ser utilizadas em quartos de criança porque ajudam a desenvolver o lado artístico e a criatividade.

Amarelo: vitalidade, acolhimento e estímulo
Recomendado para sala de estar e jantar em harmonia com uma boa iluminação, deixando o ambiente moderno e com muito estilo.

Cf18 Consumer Playful Slough Kidsroom3 Lowres.jpg?quality=95&strip

(Coral/Divulgação)

 

Rosa: afeto, ternura e pureza
Nuances de rosa em composições com tons escuros são recomendadas para sala de estar e quartos.

Branco: paz, pureza e clareza
Ideal para cozinha, banheiro e área de serviço em contraponto com outras colorações. O branco faz a união de todas as cores e pode ser combinado com todas as tonalidades.

Preto: profundidade, poder e elegância
Indicado para salas de estar, jantar, cozinha, bibliotecas e escritórios. Contrastado com tons neutros e clássicos, deixa o local despojado e ao mesmo tempo sofisticado.

Para inspirar você, selecionamos o vídeo sobre como combinar a cor do ano, Creme Brulée, escolhida no estudo Colour Futures:

Fonte: casa.abril

Compartilhar:

Outras notícias

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.

Enviar mensagem
Me Chame no WhatsApp